Prémios

Prémios de Ciberjornalismo 2012

Regulamento

1. Objectivos

Os Prémios de Ciberjornalismo visam reconhecer o que de melhor é produzido em Portugal na área do ciberjornalismo.

2. Organização

Os Prémios de Ciberjornalismo, criados em 2008, são administrados e atribuídos anualmente pelo Observatório do Ciberjornalismo (ObCiber).

3. Elegibilidade

A título individual, podem candidatar trabalhos aos Prémios de Ciberjornalismo jornalistas e estudantes de jornalismo. A título institucional, podem candidatar trabalhos, através dos seus responsáveis editoriais (ex: directores, editores), sites de média noticiosos portugueses com actualização regular na Web: generalistas, temáticos, nacionais, regionais e académicos.

O principal objectivo dos sites deve ser o de informar e não o de publicitar ou propagandear: os trabalhos a candidatar terão de ser de natureza estritamente jornalística. Os estudantes de jornalismo e média académicos apenas podem candidatar trabalhos à categoria de Ciberjornalismo Académico.

Nas candidaturas feitas em nome individual, é exigido o número da Carteira Profissional de Jornalista. Esta exigência não se aplica às candidaturas individuais à categoria de Ciberjornalismo Académico.

Cada concorrente (individual ou institucional) pode a) apresentar mais do que um trabalho e b) apresentar um mesmo trabalho a várias categorias (excepto média académicos). No entanto, cada concorrente só pode candidatar um máximo de três trabalhos por categoria. Em caso de inobservância desta regra, serão automaticamente seleccionados, por ordem de entrada no sistema de candidaturas do ObCiber, apenas os três primeiros trabalhos submetidos a concurso.

4. Selecção das candidaturas e júri

As candidaturas às categorias 2, 3, 4, 5 e 6, a apresentar online pelos concorrentes, são seleccionadas por uma equipa de elementos (docentes da área e/ou ciberjornalistas) nomeados pelo Obciber. Cada categoria terá um máximo de três finalistas. A escolha dos vencedores é feita pela mesma equipa. A categoria 1 não está sujeita a candidatura: a escolha é feita directamente pelo júri.

5. Prazos de candidatura

As candidaturas aos Prémios de Ciberjornalismo, destinados apenas a trabalhos publicados online entre 1 de Setembro de 2011 e 30 de Setembro de 2012, devem ser submetidas ao ObCiber entre os dias 4 e 26 de Outubro de 2012.

6. Votação online

Entre os dias 26 e 30 de Novembro de 2012, os trabalhos finalistas serão submetidos a uma votação online no site do ObCiber. Os resultados desta votação serão divulgados juntamente com o anúncio dos prémios vencedores.

7. Anúncio dos vencedores

Os vencedores da 5ª edição dos Prémios de Ciberjornalismo serão anunciados durante o III Congresso Internacional de Ciberjornalismo, que se realizará na Universidade do Porto, nos dias 6 e 7 de Dezembro de 2012.

 

8. Categorias

1. Excelência Geral em Ciberjornalismo

Esta categoria premeia um site que cumpra com sucesso as suas funções editoriais, sirva efectivamente a sua audiência, maximize a exploração das características da Web e represente os mais elevados standards jornalísticos. Os sites serão julgados na excelência do conteúdo, interactividade, multimedialidade, design, usabilidade e ferramentas de comunidade. Distribuição da avaliação: júri (80%), aplicação de grelha de qualidade (20%).

2. Última Hora

Esta categoria premeia um site que invista em noticiário de última hora com base em produção própria e de carácter multimédia. Os candidatos podem submeter uma peça ou um conjunto de peças que ilustrem a capacidade de resposta a um acontecimento de última hora até 48 horas após a publicação da primeira notícia. Distribuição da avaliação: júri (100%).

3. Reportagem Multimédia

Esta categoria premeia a excelência na reportagem com recurso a técnicas multimédia, incluindo gráficos interactivos, Flash, fotografia, áudio e vídeo. Além da qualidade jornalística do trabalho, é avaliado o design e a articulação dos diferentes média  numa única apresentação/interface. Distribuição da avaliação: júri (100%).

4. Videojornalismo Online

Esta categoria destina-se a reconhecer a excelência no vídeo criado originalmente para a Web. É avaliada a qualidade narrativa jornalística, a originalidade e o uso criativo do meio. O júri avaliará ainda a interactividade e a integração de ferramentas de comunidade. Slideshows em formato vídeo não são elegíveis. Os candidatos podem submeter uma única peça. Distribuição da avaliação: júri (100%).

5. Infografia Digital

Esta categoria destina-se a reconhecer a excelência da infografia digital. Os candidatos podem submeter uma peça única relacionada com um acontecimento da actualidade. Distribuição da avaliação: júri (100%).

6. Ciberjornalismo Académico

Esta categoria destina-se a reconhecer a excelência do ciberjornalismo produzido por um estudante ou uma equipa de estudantes sobre um único assunto ou tema da actualidade. O trabalho deverá ter sido publicado originalmente num site académico. Cada concorrente pode candidatar um máximo de três trabalhos. Distribuição da avaliação: júri (100%).

 

Formulário de candidatura

 

Júri

Helder Bastos (Universidade do Porto): presidente

Fernando Zamith (Universidade do Porto)

João Canavilhas (Universidade da Beira Interior)

Luís António Santos (Universidade do Minho)

Inês Amaral (Inst. Miguel Torga, Coimbra)

Luís Bonixe (Escola Superior de Educação, Portalegre)

David Domingo (Université Libre de Bruxelles)

Elisabeth Saad Corrêa (Universidade de São Paulo)

 

Calendário

Período de candidaturas: 4 de Outubro a 26 de Outubro de 2012

Avaliação do júri: entre 29 de Outubro e 23 de Novembro. Até 23 de Novembro, os membros do júri devem indicar ao ObCiber, por email, as suas escolhas. Cada membro deverá indicar três escolhas por categoria e respectiva ordenação.

Votação online: entre 26 e 30 de Novembro de 2012

Aplicação de grelha de qualidade: entre 15 de Outubro e 15 de Novembro

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s